Frutas Antioxidantes para Prolongar a Juventude e a Saúde

Escrito por Dra. Andréa Esquivel em Terça, 17 Abril 2012. Postado em Nutrição

A vida em ritmo acelerado, o desgaste físico e mental constante e a má alimentação são geradores de radicais livres, que agridem cada célula do organismo, comprometendo o bom funcionamento e levando ao envelhecimento precoce. A forma de proteger o organismo dos efeitos destes radicais livres é consumir alimentos ricos em substâncias antioxidantes.

O baixo consumo de frutas, que são ricas em antioxidantes, está entre os dez principais fatores de risco associados à ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis.

Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva o aumento do consumo de frutas vermelhas, frescas ou em suco, dadas as suas propriedades antioxidantes benéficas para a saúde. 

As frutas vermelhas e arroxeadas ajudam a manter a pele jovem e saudável, pois são ricas em substâncias que protegem contra os radicais livres além de fornecerem vitaminas, minerais e fibras necessárias ao pleno funcionamento do organismo.

Recentemente, o Departamento de Agricultura dos EUA, incluiu as frutas vermelhas entre os 20 alimentos mais ricos em antioxidantes. Para escolher as frutas com maior quantidade, vá pela cor da casca: quanto mais intensa, mais saudável.

As frutas vermelhas estão no topo da tabela “ORAC value”, escala para medir quantos radicais livres um alimento é capaz de absorver e neutralizar seus efeitos. Além de conter mais polifenóis antioxidantes que o vinho tinto, chá verde ou suco de laranja.

As substâncias antioxidantes previnem a degradação de nutrientes e outros elementos químicos importantes e bloqueiam a ação dos radicais livres no organismo, antes que esses danifiquem moléculas importantes do corpo, gerando possíveis doenças, desconfortos e o envelhecimento precoce celular.

As substâncias antioxidantes também são essenciais para o corpo por terem papel de destaque no combate às inflamações e em exterminar microorganismos que causam diversas doenças. 

A dificuldade no consumo diário de frutas em porções adequadas pode comprometer o organismo e deixá-lo vulnerável a doenças. O consumo freqüente e diverso de frutas irá contribuir para minimizar ou mesmo impedir o aparecimento de doenças por desequilíbrio nutricional. As frutas possuem grande quantidade de substâncias antioxidantes.

Esses ingredientes naturais são excelentes principalmente na prevenção de cânceres, doenças respiratórias e cardiovasculares. Conheça as frutas que, além do grande poder antioxidante, trazem outros benefícios à saúde.

Açaí

Fruta nativa da região norte do Brasil e muito consumida por esportistas no sudeste, o açaí também pode ser saboreado em sucos, doces, sorvetes, geléias. É rico em proteínas, fibras, lipídios (monoinsaturados), fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C, B1 e B2. Além de ser excelente para repor as energias, o açaí auxilia no trânsito intestinal, estimula a memória e protege a saúde ocular. Atualmente o Açaí é uma das frutas mais pesquisadas e seus benefícios validados cientificamente.

Acerola

Rica em vitamina A, B1, B2 é uma das melhores fontes de Vitamina C também possui cálcio, fósforo e ferro. O consumo de apenas 3 unidades da fruta são suficientes para atender as necessidades diárias de vitamina C de um adulto. Por suas características é muito recomendado seu consumo para combater gripes, resfriados, tuberculose pulmonar, diabetes, distúrbios do fígado e disenteria. Pode ser consumida ao natural ou como suco, sorvete, doce, geléia ou compota. 

Ameixa

Há diversas variedades de ameixa. As mais conhecidas são: vermelha, amarela e a roxa (ou preta).

Tem ação antiviral e antibacteriana. É boa fonte de fibra, como celulose e pectina. A ameixa seca é rica em vitamina A e apresenta alto teor de vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, ferro.

AmoraAmora

A amora é muito rica em vitaminas A, B e C. Possui propriedades antioxidantes, adstringentes, antissética depurativa, digestiva, anti hemorrágica e anticancerígena. Tem altos níveis de antocianidinas – tipo de flavonóide chamado poliferol que trabalham como antioxidantes, ajudando as células e o colágeno contra os radicais livres. Também possui cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias vitaminas.

Cassis

O cassis ou groselheira-preta (Ribes nigrum) é um arbusto originário da Europa do Norte. Os seus frutos, conhecidos como cassis ou groselha negra, são bagas redondas de cor escura e são consumidos inteiros, como xarope, geléia, doce ou licor. Rico em substâncias antioxidantes principalmente por sua cor escura.

CerejaCereja

Mais do que uma frutinha decorativa, a cereja tem ação anticâncer e é anti inflamatória.

Ela é pequena no tamanho e gigante nos benefícios à saúde. Já na sua cor está o seu poder antioxidante, ou seja, a neutralização dos radicais livres responsáveis por inúmeras doenças. Assim como nas outras frutas vermelhas, a ação é do ácido elágico, auxiliado pela boa quantidade de vitamina C e antocianina, com ação antiinflamatória.

CranberriesCranberries

Considerado uma das grandes fontes de antioxidantes naturais. Excelente para manter o trato urinário saudável, ajudando na prevenção e tratamento de infecções urinárias, a fruta também auxilia na digestão e na diminuição dos níveis do mau colesterol no sangue.

FramboesaFramboesa

Muito utilizada na fabricação de doces, bolos e tortas, é rica em sais minerais (ferro, fósforo e cálcio), vitaminas A, C, B1 (tiamina), B5 (niacina) e em fibras. A framboesa auxilia no equilíbrio da pressão arterial, previne cânceres, é indicada também para prisão de ventre, reumatismo e outras doenças, principalmente as que afetam fígado e rins. Com poucas calorias é rica em fibras. Apresenta salicilato natural, podendo causar reações alérgicas em pessoas suscetíveis a aspirina.

JabuticabaJabuticaba

A jabuticaba é uma fruta silvestre, de cor roxo-escura ou negra, segundo a variedade da planta, e polpa suculenta, mole e esbranquiçada. Pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doce, geléia, licor ou vinho.

É estimulante do apetite, reanimadora. Composto por vitaminas C, B2 e B5, cálcio, ferro e fósforo.

LimãoLimão

O limão tem função antioxidante, fortalece o sistema imunológico e serve até como produto de limpeza!

Apenas 1 limão médio é capaz de fornecer a quantidade diária recomendada de Vitamina C. Ela participa da produção de anticorpos no organismo e, por isso, protege o nosso corpo contra infecções: nada mais propício em situações de baixa imunidade do organismo.

A Vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, ainda ajuda o organismo a absorver ferro, Quem sofre de anemia deve consumir verduras verde-escuras, que são ricas nesse mineral, e, se temperá-las com limão, terão a dupla necessária para combater esse problema. E não é só em sucos e chás que o limão oferece tantos benefícios. Esse azedinho serve como tempero de salada, é ingrediente de molhos e dá um gostinho a mais ao refrigerante. Rico em flavonóides, tem função anticancerígena, atua como anti inflamatório e ajuda a eliminar o colesterol ruim (LDL) do sangue.

MaçãMaçã 

No Brasil, as variedades de maçã mais conhecidas são a amarela ou dourada, a vermelha e a verde. Fruta das regiões temperadas, a maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Combate a diarréia, as afecções das vias respiratórias e bucais.

Alimento para o cérebro. Contém betacaroteno, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina, proteínas, sódio, enxofre, ferro, sílico, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cloro. Cheia de fibras, atua no bom funcionamento do intestino. Com baixa quantidade de calorias, é rica em fibras solúveis. É considerada uma espécie de escova de dente natural, embora não limpe os dentes, ela realmente ajuda na higiene bucal. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e o seu sabor aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias da boca e evitando as cáries.

BlueberryBlueberry (uva do monte ou mirtilo)

Fruta que reduz o mau colesterol e, conseqüentemente os riscos de infartos e doenças do coração, ajuda na prevenção e tratamento de infecções do trato urinário e além de reduzir a taxa de açúcar no sangue. A blueberry é rica em magnésio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas B2, B6 e C.

Rico em antocianidinas, dentre 60 frutas e vegetais de alto poder antioxidante, esta fruta destaca-se como a mais potente, sendo de grande importância para a proteção das células e do colágeno, fortalecimento das paredes das artérias e previne contra varizes. Possui propriedades adstringentes, anti inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. As suas propriedades antioxidantes vêm do pigmento antocianina, responsável pela sua cor característica. A pele do mirtilo é rica num outro agente antioxidante, o pigmento cianidina, que neutraliza os radicais livres e protege o organismo contra o aparecimento do câncer e de outras doenças associadas à idade. As suas propriedades atuam ainda na prevenção das infecções do aparelho urinário, evitando a concentração dos cristais nos rins. As fibras solúveis ajudam a regular o funcionamento do trânsito intestinal. O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes e ele protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e pela ação do envelhecimento, como a perda da memória de curto prazo.

MorangoMorango

O morango é uma das frutas mais conhecidas no mundo. Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate à febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos. Contém betacaroteno, vitaminas A, B5, C, magnésio, fósforo, ferro, potássio, sódio. Muito indicado no tratamento da anemia. Excelente fonte de vitamina C. Boa fonte de folato e potássio possui pouca caloria. Possui flavonóides, como antocianina e o acido elágico que não é destruído pelo cozimento. Contém acido oxálico, que reduz a absorção de minerais e pode agravar os problemas de pedras nos rins e na bexiga. Rico em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol, as sementes possuem fibras insolúveis que ajudam a evitar a "prisão de ventre", entretanto podem ser prejudiciais para pessoas com diverticulose.

RomãRomã

Fruta típica nos países árabes e na península Ibérica. Conhecida no Brasil para dar sorte e fartura é consumida no réveillon. A romã é excelente protetora contra doenças cardiovasculares e ajuda a reduzir os teores de colesterol. A fruta é uma das mais ricas em manganês e, além disso, tem em sua composição: proteínas, potássio, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas B2, C e D. É rica em vitaminas A e E, e ácido fólico.

Mais rica em flavonóides que o vinho tinto e o chá verde, antioxidantes três vezes mais potente que qualquer outro. É rica em ácidos fenólicos e compostos antioxidantes que garantem a cor avermelhada. As suas propriedades fazem deste fruto um poderoso protetor contra o câncer. A romã tem antioxidantes ainda mais poderosos do que o tomate e o vinho tinto para a prevenção de doenças cardíacas.

UvaUva

A uva é uma das mais antigas e abundantes frutas do mundo. A maior parte de sua produção é fermentada para produzir vinho. Rica em carboidratos e em sacarose.

Contém pró antocianidinas, presente nas cascas e sementes, um super antioxidante 20 vezes mais potente que a vitamina “C” e 50 vezes mais potente que a vitamina “E”, é considerada como amiga dos tecidos das paredes das artérias, pela alta afinidade que tem com os lipídeos. Possui uma poderosa ação antioxidante, adstringente e ação cardiovascular benéfica. As uvas de coloração vermelha ou roxa (com a uva rosada ou preta) possuem grande quantidade de flavonóides, que aumentam o colesterol bom (HDL), melhoram a circulação e previnem danos contra as artérias, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

Experimente e verá como as frutas são essenciais para manter a saúde e a qualidade de vida.


Autor:

Dra. Andréa Esquivel

Dra. Andréa Esquivel

CRN3: 3050

Nutricionista e Gastrônoma, especialista em Marketing Alimentício


  • Formada em Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes -1986.
  • Pós graduação em Marketing pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado -1991.
  • Especializada em Gastroenterologia.
  • Especializada em Gastronomia.
  • Especializada em Marketing alimentício.
  • Membro do da Equipe Multiprofissional da Clinica CEDIG – Centro de Medicina Avançada desde 1999.
  • Diretora da Gastronomia Nutritiva Caiaffa Esquivel – consultoria nutricional, marketing e gastronomia.
  • Professora convidada de diversas universidades pelo Brasil para cursos de pós graduação desde 1999.
  • Professora do Senac para cursos de pós graduação na área de gestão de restaurantes e para cursos técnicos de nutrição.
  • Palestrante nacional e internacional em diversos congressos e cursos na área de saúde desde 1998.
  • Atuação em Obesidade Mórbida desde 2001.
  • Consultora para restaurantes comerciais e para chefs de cozinha.
  • Consultora e colaboradora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas, do Sindicato dos Nutricionistas e da Associação Paulista de Nutrição

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